"Sonho é destino". "Dream is destiny". You do it to yourself, you do, and that's what really 'happens'. "Tudo que não invento é falso."

Arquivo do blog

domingo, 10 de novembro de 2013

Paz é o mundo paciente, doente é a dor permanente.

Paz é o mundo paciente, doente é a dor permanente.

   Doença vem do latim dolentia, significando dor, dor do paciente Em inglês, disease vem do frânces arcaico, des (sem, distante) + aise, ease, mitigar, aliviar (alívio, relief e relive são bem próximos: relevar, re-elevar) - da dor ou sofrimento, siginificando desconforto, ausência de querer, portanto... paciente é também dolentia... o paciente conhecerá a paz. Paciência é permitir, sofrer, aguentar, resistir. Paciência vem também de(a) doença, pathos, patologia. E simpatia também tem a mesma origem. Portanto, o doente deve ser paciente, deve sofrer para encontrar, ou porque encontrou, a paz (ou sofre porque não a encontra). Paz é silêncio, reconciliação, permissão, tranquilidade, acordo, bom combate.
   Assim a definição de doença é: estar em desequilíbrio com o Kosmos, que em grego é também a humanidade, a comunidade civil, o mundo conhecido, ou simplesmente a comunidade da paz. Por isso, em russo a palavra mir significa paz e mundo, ao mesmo tempo. Tem origem persa e iraniana...e dará em Mitre, e no grego mitos... Mitre, ao fim, era uma máscara, uma identificação positiva ou obrigatória usada para demonstrar ser aquela pessoa de uma certa origem, casta, clã, classe ou que, bem se sabia, era a pessoa sensível, suave ou efeminada.
   Portanto, tem a sensibilidade feminina, e sente. Conhece bem a dualidade, é sensível às dores do nascimento (maiêutica) e morte do mundo - (agonia, agon, assembleia reunião para um combate), . Lembrando que morte é esgotamento, fim, quietude, descarga ou encerramento de contas, paciência: paz. E que viver é sofrer, no sentido de sentir, experimentar, ser, existir. Erguer.


Nenhum comentário:

Quem sou eu (em agosto de 2012, pois quem se define se limita, dizem)

Minha foto
Mais preocupado com a criatura do que com o criador. Existem perguntas muito complicadas. Existem respostas muito complicadas. Existem pessoas que não são complicadas. Existem pessoas que tentam complicar. Eu sou aquela que procura entender; complicando un peu primeiro para poder descomplicar. Quero dizer: se eu entender o problema de forma completa, poderei encontrar a solução mais correta, eu acho. Um sonhador, dizem. Mas não creio apenas em sonhos. Gosto mesmo é da realidade, empírica ou não. Gosto de estudar sociologia e biologia. Sou acima de tudo, e pretensamente, um filósofo, no sentido mais preciso da palavra: o sentido do amor a sabedoria, ao saber. Mas a vida é para ser levada com riso e seriedade. Sabendo-se separar uma coisa da outra, encontraremos nosso mundo, nosso lugar, nossa alegria. Nossa Vida, com letra maiúscula! "o infinito é meu teto, a poesia é minha pátria e o amor a minha religião." Eu. Um ídolo: Josué de Castro; um livro: A Brincadeira (Milan Kundera) ; um ideal: a vida.